Pagamento Online

WhatsApp Pay: Como funciona para pagar e receber?

  • Pontos positivos: sem taxas; cadastro fácil; pagamento instantâneo.
  • Pontos negativos: apenas cadastro com CPF; limite baixo de transferência diária e mensal; apenas cartão com função débito; poucas bandeiras e bancos aceitos.

WhatsApp Pay é o novo sistema de pagamento do aplicativo de mensagem mais popular do Brasil.

O cadastro é fácil e aceita qualquer pessoa física maior de 18 anos.

Apenas é necessário ter um cartão (débito, pré-pago ou múltiplo débito) de uma das bandeiras e bancos aceitos pela plataforma.

O sistema funciona graças a parceira do Facebook (empresa proprietária do WhatsApp) com a empresa Cielo, que fornece toda segurança e estrutura para o aplicativo aceitar pagamentos.

Vale lembrar que o WhatsApp Pay faz parte do Facebook Pay, mas são serviços diferentes, você não precisa ter conta no Facebook para se cadastrar.

Quem pode se cadastrar

Para usar o WhatsApp é necessário ter mais de 18 anos e possuir um cartão de crédito, pré-pago, ou múltiplo com função débito.

O cartão deve ser de algum dos bancos parceiros do WhatsApp (veja a lista mais abaixo neste artigo).

No momento apenas pessoa física pode se cadastrar, e não é necessário apresentar nenhum documento.

Ao se cadastrar você precisará dos seguintes dados: Nome; CPF; Endereço; e dados do cartão (número, data de validade e CVV).

Como configurar o WhatsApp Pay

Configurar o recurso do seu WhatsApp é muito simples:

  1. Toque nas “três bolinhas” no topo do seu WhatsApp para abrir o menu de configurações;
  2. Escolhe a opção Pagamentos;
  3. Toque no botão “começar” ou então mais abaixo em “Facebook Pay”
  4. Você será redirecionado para a tela de configuração do Facebook Pay, não é necessário ter conta no Facebook;
  5. Toque no botão “continuar” e na próxima tela leia e aceita os termos de uso;
  6. Crie um Pin de 6 dígitos (será sua senha), confirme novamente o Pin;
  7. Caso seu celular tenha recurso de impressão digital você poderá ativá-la para aprovar pagamentos, do contrário toque em “pular”;
  8. Insira seus dados pessoais (nome, sobrenome, CPF e endereço);
  9. Digite os dados do seu cartão (nome, número, data de validade e código CVV) e toque em salvar.

Com tudo configurado você já pode fazer sua primeira cobrança, para isso basta ter o número do cliente em sua lista de contatos.

Dentro da conversa toque em Anexar (símbolo do clips) e depois em pagamento. Insira o valor da cobrança e uma mensagem (opcional) e toque em enviar.

Prontinho, o cliente poderá efetuar o pagamento.

Taxas e limites

O principal ponto positivo da ferramenta é que enviar e receber dinheiro não possui nenhum tipo de taxa. Funciona de forma similar ao envio de um PIX.

Ao receber o pagamento você poderá aceita-lo em até 2 dias, caso não aprove o valor retornará ao pagador.

A grande questão do WhatsApp Pay são os limites de uso.

Incluindo pagamentos e recebimento você pode transacionar o máximo R$ 1 mil por dia em até 20 transações. E o limite mensal total é de R$ 5 mil.

WhatsApp Pay – Taxas e Limites de uso
Taxas para pagar e receber
Grátis
Limite diário (enviar e receber)
20 transações diárias
Valor máximo total de R$ 1 mil
Limite mensal (enviar e receber)
R$ 5 mil


Bancos parceiros

O principal problema que impede o WhatsApp de se tornar um grande meio de pagamento é o fato de não aceitar cartões de crédito (embora aceite pré-pago com função crédito); e a lista restrita de bandeiras e bancos parceiros.

No momento apenas cartões das bandeiras Visa e Mastercard são aceitas; e os bancos também são limitados de acordo com a bandeira.

Visa
Banco do Brasil
Banco Inter Mercado Pago Next
Sicredi
Woop/Sicredi
Mastercard
Itaú Nubank
Sicredi

Para a bandeira Visa são aceitos os seguintes bancos: Banco do Brasi; Banco Inter; Mercado Pago; Next; Sicredi e Woop/Sicredi.

E para Mastercard: Itaú; Nubank e Sicredi.

Conclusão: vale a pena usar o WhatsApp Pay?

No momento o WhatsApp Pay é uma solução com diversos limites de uso, talvez por ser uma ferramenta recém lançada.

Apesar dos limites é uma solução recomendada para empreendedores e consumidores.

Para empreendedores é mais um meio de pagamento disponível e sem taxas, além disso, o grande número de usuários do app de mensagem no Brasil pode aumentar sua base de clientes. Mas lembre-se que é aceito apenas cadastro com CPF, portanto se você vende com CNPJ isso pode atrapalhar sua contabilidade.

Para consumidores é uma forma segura e prática de pagamento, apenas fique atento para não compartilhar sua chave PIN com outras pessoas, evitando que transferências indevidas sejam realizadas em sua conta; ou habilite o pagamento apenas por impressão digital.

Publicado por
Adriano Oliveira