Venda digitada é a modalidade de venda sem a presença do cartão e portador no estabelecimento.
Um exemplo de utilização é em vendas por telefone, quando o cliente reside em outro estado e a única maneira de fazer a venda é solicitando os dados do cartão. O cliente também pode passar os dados por e-mail, WhatsApp ou outros meios remotos.
Esse modo de venda causa muita apreensão tanto no cliente quanto no vendedor, pois ambos ficam com medo de serem enganados. O vendedor tem medo da venda ser contestada, e o comprador medo de compartilhar seus dados pessoais.
A primeira maneira de resolver esse problema é tendo um relacionando anterior ou uma marca de grande credibilidade. Por exemplo, empresas que fazem propaganda em canais de TV e exibem telefone 0800 transmitem grande credibilidade, sendo assim o cliente terá mais confiança em ligar para fazer a compra e fornecer os dados de pagamento.
Já para o vendedor, uma maneira de evitar transtorno é já possuir o cadastro do cliente na loja, mas se isso não for possível a alternativa é solicitar os dados do cliente antes da venda, como foto de algum documento com foto, cópia frente e verso do cartão (nem todos se sentem confortáveis em fazer esse pedido) e um comprovante de residência. É possível validar a documentação em ferramentas como Serasa ou Receita Federal.
É necessário que a venda seja sempre para o portador do cartão, não para terceiros, até mesmo filhos não devem ser aceitos. Se tiver o WhatsApp do cliente, verifique se a foto é a mesma do RG. E emita nota fiscal.
Caso receba uma contestação de venda (quando o cliente não reconhece ou discorda do valor da compra), a empresa da maquininha poderá solicitar documentação adicional ao vendedor com objetivo de evitar a devolução do valor da venda, por isso é importante conseguir o máximo de informações possíveis ao fazer uma venda digitada.
Alguns dados são necessários para fazer a venda digitada:
Essas informações não são tão seguras quanto à senha de quatro dígitos, por esse motivo cada empresa de maquininha possui regras de segurança especificas para permitir esse tipo de transação (explicaremos mais adiante).
Com esses dados você poderá fazer a venda digitada de acordo com a solução oferecida pelo seu fornecedor: ou a venda é realizada direto na tela da maquininha ou é feita pelo aplicativo/website.
Em algumas empresas o processo da venda digital é feito direto na maquininha de cartão, em outras é feito pelo aplicativo oficial ou website, e em outras ambas as opções estão disponíveis.
Se a venda digitada é importante para seu negócio, por exemplo, se você vende muito por telefone ou possui clientes em outros estados, ligue para o fornecedor da maquininha e pergunte se ele aceita essa forma de pagamento. Por ser um tipo de transação menos segura, nem todas as empresas aceitam essa modalidade.
Um ponto a ficar atento é o prazo de recebimento, pois mesmo que seu contrato seja de um plano de antecipação para receber o saldo em poucos dias úteis ou até imediatamente, esse poderá não ser o caso da venda digitada. Por gerar maior risco de fraude, o saldo pode demorar mais tempo para ser liberado. Além disso, algumas empresas podem cobrar taxas mais altas para esse tipo de venda, é importante se informar no atendimento ao cliente para sanar essas questões.
Existem algumas regras que as empresas seguem para liberar a venda digitada:
Portanto se você já possui uma máquina de cartão, ligue em seu fornecedor e tire suas dúvidas sobre como efetuar venda digitada. Algumas empresas possuem o recurso e outras não, e como já explicamos as regras e o modo de venda (pela máquina ou pelo aplicativo) pode ser diferente para cada empresa.
Se a venda digitada é importante para seu negócio, nossa recomendação é a comprar uma maquininha do PagSeguro.
Ao comprar sua maquininha você terá a opção de efetuar a venda digitada através do aplicativo PagSeguro Vendas ou do aplicativo PagVendas, não é necessário ter uma maquininha conectada.
Basta instalar o app em seu smartphone e efetuar o procedimento da venda (digitação do número do cartão, data e validade e CVV).
+++ Conheça as máquinas do PagSeguro
Para realizar uma venda digitada no Aplicativo PagSeguro Vendas, siga o passo a passo:
No app PagVendas o procedimento é bastante parecido:
Pronto! A venda foi realizada!
O prazo padrão para recebimento de uma venda digitada no PagSeguro é de 30 dias. Como já mencionado, por motivo de segurança (ausência do uso de senha durante a transação), não é possível alterar o plano para receber em menos tempo.
Além disso, no PagSeguro você também tem a opção de link de pagamento, que é muito mais seguro do que a venda digitada. Nesse caso basta gerar um link de pagamento em sua conta PagSeguro e compartilhar via redes sociais com seu clientes. Entenda mais sobre link de pagamento clicando aqui.