Venda Digitada: Saiba o que é, Normas para habilitação, e Qual máquina escolher
Venda digitada é a modalidade de venda sem a presença do cartão e portador no estabelecimento.
Um exemplo de utilização é em vendas por telefone, quando o cliente reside em outro estado e a única maneira de fazer a venda é solicitando os dados do cartão. O cliente também pode passar os dados por e-mail, WhatsApp ou outros meios remotos.
Esse modo de venda causa muita apreensão tanto no cliente quanto no vendedor, pois ambos ficam com medo de serem enganados. O vendedor tem medo da venda ser contestada, e o comprador medo de compartilhar seus dados pessoais.
A primeira maneira de resolver esse problema é tendo um relacionando anterior ou uma marca de grande credibilidade. Por exemplo, empresas que fazem propaganda em canais de TV e exibem telefone 0800 transmitem grande credibilidade, sendo assim o cliente terá mais confiança em ligar para fazer a compra e fornecer os dados de pagamento.
Já para o vendedor, uma maneira de evitar transtorno é já possuir o cadastro do cliente na loja, mas se isso não for possível a alternativa é solicitar os dados do cliente antes da venda, como foto de algum documento com foto, cópia frente e verso do cartão (nem todos se sentem confortáveis em fazer esse pedido) e um comprovante de residência. É possível validar a documentação em ferramentas como Serasa ou Receita Federal.
É necessário que a venda seja sempre para o portador do cartão, não para terceiros, até mesmo filhos não devem ser aceitos. Se tiver o WhatsApp do cliente, verifique se a foto é a mesma do RG. E emita nota fiscal.
Caso receba uma contestação de venda (quando o cliente não reconhece ou discorda do valor da compra), a empresa da maquininha poderá solicitar documentação adicional ao vendedor com objetivo de evitar a devolução do valor da venda, por isso é importante conseguir o máximo de informações possíveis ao fazer uma venda digitada.
O que é preciso para fazer uma venda digitada
Alguns dados são necessários para fazer a venda digitada:
- Número do cartão
- Data de validade
- CVV (código de verificação de 3 dígitos, normalmente impresso atrás do cartão)
- Nome do titular no cartão (nem sempre é necessário)
Essas informações não são tão seguras quanto à senha de quatro dígitos, por esse motivo cada empresa de maquininha possui regras de segurança especificas para permitir esse tipo de transação (explicaremos mais adiante).
Com esses dados você poderá fazer a venda digitada de acordo com a solução oferecida pelo seu fornecedor: ou a venda é realizada direto na tela da maquininha ou é feita pelo aplicativo/website.
Minha maquininha faz venda digitada?
Em algumas empresas o processo da venda digital é feito direto na maquininha de cartão, em outras é feito pelo aplicativo oficial ou website, e em outras ambas as opções estão disponíveis.
Se a venda digitada é importante para seu negócio, por exemplo, se você vende muito por telefone ou possui clientes em outros estados, ligue para o fornecedor da maquininha e pergunte se ele aceita essa forma de pagamento. Por ser um tipo de transação menos segura, nem todas as empresas aceitam essa modalidade.
Um ponto a ficar atento é o prazo de recebimento, pois mesmo que seu contrato seja de um plano de antecipação para receber o saldo em poucos dias úteis ou até imediatamente, esse poderá não ser o caso da venda digitada. Por gerar maior risco de fraude, o saldo pode demorar mais tempo para ser liberado. Além disso, algumas empresas podem cobrar taxas mais altas para esse tipo de venda, é importante se informar no atendimento ao cliente para sanar essas questões.
Existem algumas regras que as empresas seguem para liberar a venda digitada:
- Possuir alguns meses como cliente: em alguns casos será necessário ter pelo menos 3 meses de relacionamento com o fornecedor da maquininha para que a venda digitada seja liberada.
- Atuar em setores específicos: algumas empresas só liberam a venda digitada para segmentos específicos de empresas. Por exemplo, segundo postagens da GetNet no portal ReclameAqui a empresa só libera venda digitada para Farmácias e Restaurantes, acreditamos que essa atitude é por considerarem a venda digitada mais essencial para esses segmentos. Já a Rede libera para empresas com alguns CNAEs específicos do ramo de alimentação, saúde e moradia (hotéis), mas não são todos os CNAEs, por isso é importante verificar os detalhes antes da contratação. Já a VERO do Banrisul oferece venda digitada para pessoas jurídicas dos segmentos de hotelaria, locação de veículos e turismo.
- Solicitar liberação via telefone: em muitas empresas você deverá ligar no suporte para solicitar a liberação da opção de venda digitada.
- Outras regras: algumas empresas só aceitam venda digitada com cartão de crédito, por exemplo, a Cielo. E as taxas por venda e prazo de recebimento podem ser diferentes dos padrões do seu plano.
Portanto se você já possui uma máquina de cartão, ligue em seu fornecedor e tire suas dúvidas sobre como efetuar venda digitada. Algumas empresas possuem o recurso e outras não, e como já explicamos as regras e o modo de venda (pela máquina ou pelo aplicativo) pode ser diferente para cada empresa.
Venda digitada pelo PagSeguro
Se a venda digitada é importante para seu negócio, nossa recomendação é a comprar uma maquininha do PagSeguro.
Ao comprar sua maquininha você terá a opção de efetuar a venda digitada através do aplicativo PagSeguro Vendas ou do aplicativo PagVendas, não é necessário ter uma maquininha conectada.
Basta instalar o app em seu smartphone e efetuar o procedimento da venda (digitação do número do cartão, data e validade e CVV).
+++ Conheça as máquinas do PagSeguro
Para realizar uma venda digitada no Aplicativo PagSeguro Vendas, siga o passo a passo:
- Insira o valor ou escolha um produto cadastrado e pressione o botão Cobrar
- Clique em Digitar cartão de crédito
- Selecione uma opção: à vista, parcelamento vendedor ou parcelamento comprador. Se optar por parcelamento, selecione o número de parcelas desejadas e aperte o botão OK
- Digite o número do cartão, selecione o mês e ano de validade e digite o código CVV do cartão e aperte o botão OK
- Confira os dados da venda e do cartão e aperte o botão Confirmar
No app PagVendas o procedimento é bastante parecido:
- Insira o valor ou escolha um produto cadastrado e pressione o botão Cobrar
- Selecione a opção Venda Digitada
- Selecione uma opção: à vista, parcelamento vendedor ou parcelamento comprador. Se optar por parcelamento, selecione o número de parcelas
- Digite o Número do cartão de crédito, o Nome impresso no cartão, Data de vencimento e o Código de segurança (CVV)
- Confira os dados preenchidos e pressione Finalizar a venda
Pronto! A venda foi realizada!
O prazo padrão para recebimento de uma venda digitada no PagSeguro é de 30 dias. Como já mencionado, por motivo de segurança (ausência do uso de senha durante a transação), não é possível alterar o plano para receber em menos tempo.
Além disso, no PagSeguro você também tem a opção de link de pagamento, que é muito mais seguro do que a venda digitada. Nesse caso basta gerar um link de pagamento em sua conta PagSeguro e compartilhar via redes sociais com seu clientes. Entenda mais sobre link de pagamento clicando aqui.