O uso do QR Code se popularizou nos últimos meses, todos os dias consumidores são impactados com os códigos em propagandas de televisão, por exemplo, o BBB da Rede Globo fez uma grande campanha em parceria com o PicPay baseada em código QR.
Além da praticidade e segurança em pagar, se tornou questão de higiene, pois com a crise do Coronavírus muitos consumidores não querem tocar nas maquininhas.
O ponto positivo mais forte para os vendedores é a taxa mais baixa para aceitar esse tipo de pagamento.
Mas atenção, muitos fornecedores de maquininhas mantém as taxas tradicionais para venda com QR Code, portanto é importante saber escolher o fornecedor correto.
Confira nesse artigo as maquininhas que aceitam QR Code, os respectivos aplicativos necessários para fazer o pagamento, e as taxas cobradas por cada empresa.
Todas as máquinas chamadas Moderninhas (Plus, Pro 2, Smart e X) aceitam QR Code. Basta gerar o código pela própria maquininha para que o cliente (que deve possuir o aplicativo PagBank) aponte o celular e faça o pagamento.
No momento o PagSeguro está em forte campanha de divulgação da solução, por isso a taxa para o vendedor é de 0%, e o comprador ainda ganha 10% de cashback no valor da compra. O cashback é limitado a R$ 30,00 e só é válido para compras realizados com saldo na conta PagSeguro (não válido para cartão de crédito).
Fora da promoção a taxa para venda paga com saldo em conta PagBank é 0,99% e o saldo cai imediatamente, já para venda paga com cartão de crédito a taxa é 3,99% e o saldo cai em 30 dias.
Vale lembrar que mesmo sem possuir uma Moderninha do PagSeguro também é possível receber nessa modalidade. Para isso basta criar uma conta no PagSeguro e gerar seu código QR exclusivo, assim você pode imprimir e disponibilizar no balcão de sua loja para seus clientes.
PagBank – Taxas QR Code |
QR Code – venda paga com saldo em conta 0,99% – saldo na hora |
QR Code – venda paga com cartão de crédito 3,99% – saldo em 30 dias |
Compre sua Moderninha com DESCONTO de até 67%:
Quatro máquinas da Cielo aceitam pagamentos por QR Code: Cielo Flash, Cielo Zip, Cielo LIO, e Cielo Sem Fio.
Caso você não possua nenhuma dessas máquinas também é possível gerar o código QR pelo aplicativo Cielo Pay, nesse caso você deverá imprimi-lo para disponibilizar em seu estabelecimento.
Mas o ponto mais forte da Cielo é a parceria com diversos aplicativos e bancos, que aumenta muito a base de clientes capazes de pagar com QR Code em uma máquina da empresa.
É possível pagar com QR Code usando os seguintes aplicativos: Cielo Pay, Bradesco, PicPay, Mercado Pago, Ame, Banco Original, Next, Agibank, Payly, Bitfy, BANQI, Banestes, Uzzo, e Alyment.
O ponto negativo fica por contas das taxas cobradas por venda, bem mais altas comparadas ao Mercado Pago e PagSeguro. A taxa de débito é 1,99% no primeiro ano (a partir do segundo sobre para 2,39%), a taxa de crédito à vista é 4,99%, e de crédito parcelado 5,59% + 2,99% por parcela.
+++ Como aceitar QR Code nas máquinas Cielo
Cielo – Taxas QR Code |
Débito: 1,99% (2,39% a partir do segundo ano) |
Crédito à vista: 4,99% |
Crédito parcelado: 5,59% + 2,99% por parcela |
Das quatro máquinas do Mercado Pago, duas oferecem a possibilidade de gerar o código QR na tela da maquininha: Point Pro 2 e Point Smart.
Para pagar o cliente deve ter conta no aplicativo do Mercado Pago.
A taxa cobrada está entre as melhores do mercado, caso o cliente pague com saldo no Mercado Pago a taxa é de 0,99% e o saldo cai na hora, e caso pague com cartão de crédito cadastrado no app a taxa é 1,99% para receber o saldo na hora, e 1,69% para receber em 30 dias.
Lembre-se que não é obrigatório possuir maquininha para vender com QR Code do Mercado Pago, você pode simplesmente criar sua conta grátis no app, gerar seu QR Code exclusivo, imprimir e disponibilizar em seu comércio.
Mercado Pago – Taxas QR Code |
QR Code – venda paga via conta digital 0,99% – saldo na hora |
QR Code – venda paga via cartão de crédito 1,99% – saldo na hora 1,69% – saldo em 30 dias |
Aceite QR Code com a Point PRO 2 ou Smart e aproveite desconto de R$ 420,00:
Para não ficar atrás dos bancos digitais, o banco Itaú lançou o aplicativo Iti, uma conta digital sem mensalidade.
Atualmente seu principal uso é pagar pessoas e empresas que também utilizem o aplicativo. Portanto você só poderá receber pagamentos via QR Code de pessoas com conta no Iti Itaú.
Segundo uma postagem no blog da Rede, apenas duas maquininhas da empresa aceitam pagamento por QR Code: maquininha sem fio, e maquininha wi-fi. Porém, já existem informações circulando na internet de que todas as máquinas da empresa tiverem seu software atualizado para aceitar pagamentos por QR Code, no momento da redação desse artigo não foi possível confirmar a informação.
Veja como receber com QR Code nas maquininhas Rede e no aplicativo Iti:
Ao receber uma transação com iti por meio das maquininhas e/ou das automações comerciais, você pagará uma taxa de transação de até 1% sobre cada venda.
Rede Taxas – Taxas QR Code pelo app Iti |
1% |
A maioria das máquinas do grupo Santander aceita pagamentos por QR Code, são elas: Superget com Chip, Superget Wifi, SuperGet Bobina, e os modelos POS Getnet. A máquina Superget mobile fica fora da lista, pois sua tela é muito pequena.
Para pagar o cliente deve ter instalado em seu smartphone o aplicativo Santander Way, que é um app exclusivo para clientes com cartões do Santander.
As taxas para aceitar esse tipo de pagamentos são exatamente as mesmas do plano contratado para vendas com cartão na maquininha.
As taxas variam de acordo com o plano de recebimento escolhido:
É possível vender por QR Code nas seguintes máquinas SafraPay: Smart; 3G com Bobina e Sem Bobina 3G.
No entanto apenas clientes com conta no aplicativo AgZero são capaz de pagar nessa modalidade. Sendo assim, as chances de venda diminuem bastante, já que dentre as contas/carteiras digitais mais famosas a AgZero não é das mais utilizadas no momento.
O ponto positivo para os clientes é que não é necessário ser correntista do banco Safra para utilizar a carteira digital, basta baixar o aplicativo e criar sua conta, assim como funciona na maioria das contas digitais dos concorrentes.
As cobradas por venda variam de acordo com o plano de recebimento escolhido, que são quatro:
O número de maquininhas que aceitam pagamentos por QR Code cresce a cada dia, no entanto muitas delas exigem que os clientes possuam aplicativos ainda pouco populares para conseguir pagar, como é o caso dos apps Santander Way e AgZero.
E algumas grandes empresas do setor ainda não aderiram à tecnologia, por exemplo, as máquinas SumUp não tem QR Code.
Além disso, algumas empresas não oferecem nenhum desconto para receber por QR Code, o que torna o recurso pouco atraente nesses casos.
Para decidir qual máquina escolher para receber por QR Code, você deve entender duas questões:
1 – Quais máquinas possuem mais clientes capazes de pagar por QR Code? Ou seja, quais apps de pagamentos são os mais populares?
A resposta para a primeira pergunta é: os aplicativos de carteira digital do PagSeguro (chamado PagBank) e o carteira digital do Mercado Pago.
2 – Quais máquinas oferecem as melhores taxas para receber por QR Code?
A resposta para a segunda pergunta é muito simples, as melhores taxas são oferecidas por PagSeguro (entre 0,99% e 3,99%) e Mercado Pago (entre 0,99% e 1,99%).
Portanto é fácil concluir que as melhores máquinas para vender com QR Code são as Moderninhas do PagSeguro ou a Point PRO 2 e Smart do Mercado Pago. Clique no link abaixo e compre a sua:
Maquininha |
---|
Moderninhas do PagSeguro |
Point PRO do Mercado Pago |