Confira 6 dicas com soluções para os problemas mais comuns e veja os telefones de suporte dos principais fornecedores (SumUp, PagSeguro, Mercado Pago, Cielo, Rede, Bin, SafraPay e Stone)
Já se perguntou o que fazer quando a máquina de cartão não funciona?
A maquininha de cartão é um produto que muito dificilmente dá defeito, os casos de troca são muito raros.
Mas caso seu leitor apresente defeito o fornecedor irá trocar sem nenhum problema. Se você tem uma máquina tradicional do tipo aluguel, como Cielo e Bin, a mensalidade cobre qualquer tipo de defeito e troca, inclusive os funcionários irão até seu endereço para substituir o aparelho quebrado.
Já se seu leitor for comprado, ou seja, sem mensalidade; o fornecedor também oferece garantia total, é comum as máquinas terem até 3 anos de garantia total (Caso da SumUp e Mercado Pago), ou até mesmo 5 anos de garantia (caso da PagSeguro).
Muitas pessoas que não estão acostumadas em trabalhar com maquininha se atrapalham com coisas simples que podem ser solucionadas facilmente.
Caso seu leitor esteja com problema, antes de pedir a trocar leia abaixo as soluções para os 6 problemas mais comuns:.
Caso esteja usando a máquina junto com um celular, verifique se a versão do sistema operacional do smartphone é compatível com a maquininha. Normalmente a versão do Android deve ser 4.4 ou superior, e a versão do iOS do iPhone deve ser 9 ou superior.
Para verificar a versão Android em seu celular acesse o menu “configurações -> sobre o dispositivo -> info. Software”.
Caso seu negócio seja em uma local com sinal fraco de operadora tente andar alguns metros para achar o sinal. Tanto as máquinas com chip quanto as sem chip utilizam pacote de dados das operadoras de telefonia para concretizar as vendas (caso você não esteja conectado ao final wi-fi).
Caso você esteja utilizando sinal de wi-fi na maquininha, verifique se o sinal está realmente funcionando.
Uma dica é utilizar um celular (conectado no mesmo wi-fi e com dados móveis desligados) para acessar algum site ou assistir um vídeo no YouTube, se entrar quer dizer que o wi-fi está funcionando, se não entrar tente desligar o modem/roteador e ligar novamente. Outra dica é se afastar de aparelhos de telefone fixo sem fio, pois eles podem gerar interferência.
No caso de maquininhas sem chip o sinal Bluetooth é essencial para se conectar ao celular e usar a internet para concretizar as vendas, já as maquininhas com chip não precisam do celular, mas podem usar o Bluetooth para se conectar a aplicativos de controle de vendas.
Verifique se o Bluetooth está ligado no celular e na maquininha. Será necessário fazer o pareamento entre os aparelhos e mantê-los próximos um do outro. Caso não consiga parear, tenta desligar os aparelhos e ligar novamente.
Esse erro é o mais simples, mas não custa lembrar. Se a máquina não liga tente carregar na parede, caso não carregue teste outras tomadas ou até outros cabos (de qualidade).
Algumas maquininhas sem chip além de precisar utilizar o pacote de dados ou internet do celular, também precisam utilizar o sinal de GPS, esse é o caso da SumUp Top. Portanto ligue o sinal de GPS (localização) do seu celular para conseguir concretizar as vendas.
Confira uma lista das páginas online das empresas de maquininhas sobre problemas frequentes nos equipamentos:
Caso as dicas acima não solucionem seu problema, pode ser à hora de entrar em contato com o suporte ao cliente do fornecedor da maquininha.
Abaixo alguns contatos rápidos:
Caso seu fornecedor não esteja listado acima, procure o website oficial da empresa e verifique o número para contato.
Caso esteja preocupado em não perder vendas enquanto não resolve o problema, tente utilizar as seguintes alternativas para receber dinheiro:
Boas vendas!