Defeito na Máquina de Cartão: O Que Fazer?

Confira 6 dicas com soluções para os problemas mais comuns e veja os telefones de suporte dos principais fornecedores (SumUp, PagSeguro, Mercado Pago, Cielo, Rede, Bin, SafraPay e Stone)

Já se perguntou o que fazer quando a máquina de cartão não funciona?

A maquininha de cartão é um produto que muito dificilmente dá defeito, os casos de troca são muito raros.

Mas caso seu leitor apresente defeito o fornecedor irá trocar sem nenhum problema. Se você tem uma máquina tradicional do tipo aluguel, como Cielo e Bin, a mensalidade cobre qualquer tipo de defeito e troca, inclusive os funcionários irão até seu endereço para substituir o aparelho quebrado.

Já se seu leitor for comprado, ou seja, sem mensalidade; o fornecedor também oferece garantia total, é comum as máquinas terem até 3 anos de garantia total (Caso da SumUp e Mercado Pago), ou até mesmo 5 anos de garantia (caso da PagSeguro).

Soluções para os 6 problemas mais comuns

Muitas pessoas que não estão acostumadas em trabalhar com maquininha se atrapalham com coisas simples que podem ser solucionadas facilmente.

Caso seu leitor esteja com problema, antes de pedir a trocar leia abaixo as soluções para os 6 problemas mais comuns:.

Problema 1: Versão do smartphone incompatível com a maquininha

Caso esteja usando a máquina junto com um celular, verifique se a versão do sistema operacional do smartphone é compatível com a maquininha. Normalmente a versão do Android deve ser 4.4 ou superior, e a versão do iOS do iPhone deve ser 9 ou superior.

Para verificar a versão Android em seu celular acesse o menu “configurações -> sobre o dispositivo -> info. Software”.

Problema 2: Conexão de dados fraca

Caso seu negócio seja em uma local com sinal fraco de operadora tente andar alguns metros para achar o sinal. Tanto as máquinas com chip quanto as sem chip utilizam pacote de dados das operadoras de telefonia para concretizar as vendas (caso você não esteja conectado ao final wi-fi).

Problema 3: Conexão wi-fi fraca

Caso você esteja utilizando sinal de wi-fi na maquininha, verifique se o sinal está realmente funcionando.

Uma dica é utilizar um celular (conectado no mesmo wi-fi e com dados móveis desligados) para acessar algum site ou assistir um vídeo no YouTube, se entrar quer dizer que o wi-fi está funcionando, se não entrar tente desligar o modem/roteador e ligar novamente. Outra dica é se afastar de aparelhos de telefone fixo sem fio, pois eles podem gerar interferência.

Problema 4: Bluetooth mal configurado

No caso de maquininhas sem chip o sinal Bluetooth é essencial para se conectar ao celular e usar a internet para concretizar as vendas, já as maquininhas com chip não precisam do celular, mas podem usar o Bluetooth para se conectar a aplicativos de controle de vendas.

Verifique se o Bluetooth está ligado no celular e na maquininha. Será necessário fazer o pareamento entre os aparelhos e mantê-los próximos um do outro. Caso não consiga parear, tenta desligar os aparelhos e ligar novamente.

Problema 5: Bateria descarregada

Esse erro é o mais simples, mas não custa lembrar. Se a máquina não liga tente carregar na parede, caso não carregue teste outras tomadas ou até outros cabos (de qualidade).

Problema 6: Ligue o GPS

Algumas maquininhas sem chip além de precisar utilizar o pacote de dados ou internet do celular, também precisam utilizar o sinal de GPS, esse é o caso da SumUp Top. Portanto ligue o sinal de GPS (localização) do seu celular para conseguir concretizar as vendas.

Central de ajuda online oficial

Confira uma lista das páginas online das empresas de maquininhas sobre problemas frequentes nos equipamentos:

Ligue nas centrais de suporte

Caso as dicas acima não solucionem seu problema, pode ser à hora de entrar em contato com o suporte ao cliente do fornecedor da maquininha.

Abaixo alguns contatos rápidos:

  • SumUp: 4020-0126 (regiões metropolitanas com custo de ligação local) ou como DDD 11 para as demais localidades – e-mail é suporte@sump.com.br.
  • PagSeguro: 4003-1775 (regiões metropolitanas) e 0800 728 2174 (outras regiões)
  • Mercado Pago: Não tem telefone, necessário entrar em sua conta digital Mercado Pago e utilizar o formulário de contato.
  • Cielo: 4002 9111 (todas as localidades) – 0800 570 0111 (exceto capitais e ligações pelo celular) – Todos os dias, 24 horas por dia.
  • Rede: 4001-4433 (capitais e regiões metropolitanas) – 0800 728 4433 (demais localidades) – De segunda a sábado, das 8h às 22h – Domingos e feriados, das 9h às 21h.
  • Bin: 3004 2017 (Capitais) – 0800 757 1017 (Outras Localidades) – Atendimento todos os dias, das 8h às 22h – Suporte técnico 24h.
  • SafraPay: (11) 3175-8248 (Capital e Grande São Paulo) – 0300 015 7575 (Demais Localidades) – 24 horas, 7 dias por semana.
  • Stone: Chat no seu aplicativo, em Me Ajuda ou no site da Stone; nos telefones 3004-9680 ou 0800-326-0506; no WhatsApp (21) 3004-9680; no e-mail meajuda@stone.com.br.

Caso seu fornecedor não esteja listado acima, procure o website oficial da empresa e verifique o número para contato.

Como não perder vendas sem a maquininha

PicPay pode é opção para recebimentos.

Caso esteja preocupado em não perder vendas enquanto não resolve o problema, tente utilizar as seguintes alternativas para receber dinheiro:

  • PIX: com a popularização do pagamento instantâneo, provavelmente seu cliente possui uma chave para pagamento.
  • Transferência em conta: peça ao cliente para transferir o dinheiro para sua conta bancária. Dê preferência à transferência do tipo TED e feita até as 16h59m, pois dessa maneira o dinheiro irá cair no mesmo dia em sua conta. Já a transferência DOC ou mesmo TED após as 17h cai no próximo dia útil e é possível que algum cliente mal intencionado faça o cancelamento do agendamento.
  • Dinheiro: ofereça um pequeno desconto ao cliente para que ele pague à vista e em dinheiro.
  • Boleto bancário: caso você tenha conta bancária digital no Nubank ou Banco Inter, é possível emitir gratuitamente e sem taxa um código de boleto bancário e pedir para o cliente pagar. O ponto negativo é que o boleto pode demorar até 48 horas para ser compensado.
  • Transferência entre contas digitais: caso você e o cliente tenham contas no mesmo banco digital (como Nubank , Banco Inter ou PagBank), é possível fazer uma transferência de saldo rápida e sem custo. Não custa nada perguntar!
  • Carteiras digitais: pergunte ao cliente se ele tem carteiras digitais em empresas como PayPal, PagSeguro, PicPay PRO e Mercado Pago. Se ele tiver a conta e você também é possível emitir uma cobrança, até mesmo parcelado no cartão de crédito. Mas lembre-se que muitas vezes as taxas podem ser mais altas do que na maquininha de cartão tradicional, portanto faça as contas.

Boas vendas!

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