Gigante do setor de pagamentos oferece 3 máquinas de cartão para pessoa física ou jurídica. Aceita mais de 80 bandeiras – incluindo vales – e pagamentos por QR Code de apps parceiros.
Em seu website oficial, a Cielo lista três modelos de máquinas de cartão: Cielo Flash, Cielo LIO, e Cielo ZIP. Ainda buscamos informações se todas podem ser adquiridas por pessoa física ou jurídica.
Até 2021, a Cielo ofertava suas máquinas com opção de aluguel ou compra; entretanto, neste momento (19 de Setembro de 2022) as informações não estão claras em seu website oficial. Atualizaremos este artigo com mais informações em breve.
A Cielo ZIP é a maquininha com melhor custo-benefício da Cielo, pois possui boas características técnicas e preço baixo de aquisição. Ideal para quem quer uma maquininha pequena, moderna (aceita NFC), e que vem com chip grátis (não precisa de celular para funcionar).
Até 2021, os valores e planos disponíveis para a máquina ZIP eram expostos no website oficial da Cielo. Neste momento, já não encontramos a informação. Assim que possível, atualizaremos este artigo.
++ Cielo ZIP é uma boa maquininha de cartão?
A Cielo Flash é uma máquina de alta velocidade de transação (chip 3G) e atualizada para os novos desafios do mundo das maquininhas modernas, pois gera o moderno QR Code direto na tela da maquininha, além de aceitar pagamento por aproximação (NFC).
Até 2021, os valores e planos disponíveis para a máquina Flash eram expostos no website oficial da Cielo. Neste momento, já não encontramos a informação. Assim que possível, atualizaremos este artigo.
++ Cielo Flash é uma boa máquina de cartão?
A máquina Cielo LIO é das mais sofisticadas da empresa, com ela é possível gerenciar o estoque e fazer fechamento de caixa diretamente na tela da maquininha.
Possui bobina integrada para imprimir o comprovante de venda para o cliente em poucos segundos.
Na própria maquininha você tem acesso a Cielo Store, uma loja com mais de 50 aplicativos (muitos pagos por mensalidade) para os mais diversos objetivos de negócio, entre os apps estão: sistema de frente de caixa; sistema de pesquisa e satisfação; gestão de restaurante e bar; gestão de venda de consórcios; emissão de nota fiscal eletrônica; split de pagamentos; entre muitos outros.
Até 2021, os valores e planos disponíveis para a máquina LIO eram expostos no website oficial da Cielo. Neste momento, já não encontramos a informação. Assim que possível, atualizaremos este artigo.
++ Saiba mais sobre a Cielo LIO
É possível solicitar uma maquininha Cielo como pessoa física ou pessoa jurídica.
Independente da máquina escolhida todo o processo é fácil e online, pode ser realizado pelo website oficial da Cielo ou pelo app Cielo Gestão.
Serão solicitados alguns dados como tipo de cadastro (CPF ou CNPJ), média de faturamento mensal do negócio, dados pessoais ou da empresa, endereço de entrega, entre outros.
De acordo com o plano, será necessário cadastrar um meio de pagamento para a taxa de adesão (em até 12x sem juros) ou para a mensalidade.
No momento, não temos informações sobre os valores da taxa de adesão ou valor da mensalidade; e se há diferença de planos e preços de acordo com o faturamento da empresa, máquina escolhida, tipo de cadastro, etc. Assim que possível, atualizaremos esta página com mais detalhes.
Uma das grandes vantagens da Cielo contra os concorrentes é que aceita mais de 80 bandeiras. Estão na lista as principais bandeiras do mercado, além de regionais e vales de benefícios.
No entanto, algumas bandeiras só podem ser aceitas por pessoas jurídicas e necessitam de habilitação, esse é o caso das bandeiras de vale-alimentação e refeição. Leia nosso artigo completo sobre como aceitar vales em seu negócio.
Entre as menores estão: verocheque, jcb, aura, goodcard, credz, greencard, mais, soro cred, policard, rede compras, maxxvan, calcard, cred system, avancard, banpara, bigcard, biq, bnbclube, brasil card, convcard, convênios, Cooper, credialimentacao, credifarma, credpar, diamante, credsis, face card, fortbrasil, fortcard, goiascard, gold platinum, cardideal, lecard, libercard, fleet, maxxcard, nutri card, onecard, personal card, planvale, ponto certo, rom card, senff, sin card, soma, sind plus, Lopes, system farma, triocard, usecred, valemais, valeshop, Vegas, vscard.
Ao solicitar uma maquininha Cielo, será ofertado um plano de acordo com o perfil do seu negócio (pessoa física ou jurídica, faturamento mensal, ramo do negócio, entre outros).
Os planos disponíveis são:
Não encontramos o valor da mensalidade ou taxa de adesão no website oficial da Cielo.
As taxas variam de acordo com o plano.
Taxas Cielo |
Cielo Facilita / Comodato 2,39% (débito) 4,99% (crédito à vista) 5,59% (crédito parcelado) + 2,99% por parcela |
Cielo Aluguel 1,99% (débito) 4,49% (crédito à vista) 4,49% (crédito parcelado) + 2,99% por parcela |
Quando fizer uma venda parcelada, você receberá o pagamento em D+30. Isso significa que você receberá o valor integral da venda em 30 dias.
Se quiser receber antes dos 30 dias, deverá contratar o serviço de antecipação de vendas Cielo. Ao fazer a antecipação, você paga um valor extra.
O serviço de antecipação de vendas da Cielo tem duas modalidades: Antecipação Avulsa e Antecipação Programada.
O custo da antecipação começa em 3,25%, mas varia de acordo com o segmento e o valor a ser antecipado.
Caso não queira arcar com as taxas por parcelas, é possível repassar o valor para o cliente.
Nessa opção, as taxas são automaticamente embutidas no valor total da venda. Além disso, você recebe o valor de 1 vez em sua conta digital Cielo (na hora) ou no seu banco (em até 2 dias úteis).
Você pode oferecer parcelamento em até 12 vezes para o seu cliente.
O ponto negativo é que as parcelas ficaram mais caras para seu cliente, o que pode desencorajado a continuar a compra.
Mas atenção, esse recurso está disponível apenas para os cartões das bandeiras Elo, Mastercard e Visa. Além disso, pode ser utilizado apenas nas máquinas ZIP e POS.
++ Conheça o pagamento parcial Cielo
Aceitar pagamento do QR Code de diversas carteiras digitais é um dos grandes diferenciais da Cielo, que permite a modalidade nas máquinas Cielo Flash, Cielo ZIP, e Cielo LIO.
Caso você não possua nenhuma dessas máquinas também é possível gerar o código QR pela ferramenta Cielo Super Link disponível no site ou app Cielo Gestão.
É possível pagar com QR Code usando os seguintes aplicativos:
++ Confira quais máquinas aceitam QR Code
Ao pesquisar pelos aplicativos da Cielo da PlayStore (Google) e na App Store (Apple), você encontrará três aplicativos principais: Cielo Gestão, Cielo Mobile e Cielo Pay.
Além das famosas maquininhas de cartão a Cielo oferece outras soluções:
O suporte técnico para máquinas, TEF ou Cielo Mobile é oferecido por telefone todos os dias da semana, 24 horas por dia. Sem dúvida um dos atendimentos mais completos do mercado.
Um grande diferencial é o suporte para autorização de vendas por telefone, que possui número exclusivo e funciona 24 horas todos os dias da semana.
Também existem telefones exclusivos para solicitar antecipação de vendas e falar com a ouvidoria da empresa, mas esses funcionam em horário reduzido, das 8h às 18h e apenas de segunda a sexta (antecipação até sábado), exceto feriados nacionais e do Estado e do Município de São Paulo.
Para quem não gosta de utilizar telefone, também é possível solicitar apoio por chat online, acessar a central de dúvida online já respondidas, ou entrar em contato pelos WhatsApp. Não é informando qual horário de atendimento do chat online e WhatsApp.
No portal Reclame Aqui a empresa recebeu 5290 reclamações nos últimos 6 meses, respondeu 99,3%, com 90,3% de índice de solução, e 70,0% dos reclamantes afirmando que voltariam a fazer negócio. A nota da empresa no portal é 8.4/10, classificação que demonstra credibilidade ao atendimento.
Fundada em 1995, a Cielo (antiga Visanet Brasil) aproveitou durante muitos anos da exclusividade que Visanet e Redecard detinham sobre as bandeiras internacionais Visa e Mastercard, o que garantia que apenas as máquinas das duas empresas pudessem aceitar cartões com essas bandeiras.
Essa exclusividade garantiu grande domínio do mercado para a Cielo, que em 2011 capturou R$ 320,4 bilhões, o equivalente a 7,6% do PIB brasileiro na época.
Em 2009, foi aprovado no Senado um projeto que colocou fim na exclusividade como forma de estimular o aumento da concorrência. Nos anos seguintes novos players entraram no mercado, criando a chamada “guerra das maquininhas”.
Hoje a Cielo se reformulou, possui diversos modelos de máquinas com opções para compra ou aluguel, e parcerias com dezenas de carteiras digitais para pagamentos via QR Code. Existem opções de máquinas para cada tipo de negócio, para pessoa física ou jurídica, começando pelo vendedor de rua que precisa de algo móvel e leve, até a grande empresa que procura uma solução com conexão banda larga para usar no balcão.
Se você precisa aceitar o maior número de bandeiras possível, a Cielo é sem dúvida uma ótima opção, já que possui mais de 80 bandeiras credenciadas, inclusive vale benefícios.
No entanto, se as principais bandeiras do mercado já são o suficiente para você, é possível encontrar máquinas com melhor custo-benefício em empresas concorrentes.
A parceria com aplicativos de carteira digital torna as maquininhas Cielo uma excelente opção para quem deseja receber por QR Code.
O principal motivo para não adquirir uma máquina Cielo é devido às taxas por venda. Mesmo o plano da Cielo com melhores taxas possui tarifas piores do que os concorrentes. Entenda melhor em nosso artigo sobre qual maquininha tem a menor taxa.
Além de tudo, a falta de informações públicas sobre os valores da taxa de adesão ou mensalidade, torna a gigante dos pagamentos uma opção burocrática para quem quer apenas conhecer a oferta antes de contratar.