Como Funciona o Bluetooth na Máquina de Cartão
Ao pesquisar sobre maquininha de cartão muita gente fica sem entender quando lê na descrição algo do tipo “conectar a maquininha e celular pelo Bluetooth”. Afinal, o que é isso?
O que é Bluetooth e como funciona
Bluetooth é uma tecnologia de comunicação sem fio que permite trocar dados e arquivos entre aparelhos. Pode ser qualquer aparelho que tenha suporte a tecnologia, como celular, televisão, fone de ouvido, teclado, mouse, etc.
A conexão sem fio é feita através de ondas de rádio de baixa potência que utiliza uma técnica de alternância aleatória de frequências para garantir que jamais um aparelho transmita na mesma frequência que outro.
Pra que serve o Bluetooth na máquina de cartão sem chip?
O uso do Bluetooth é simples, conectar o celular a máquina de cartão. É somente isso que ele faz!
É necessário fazer essa conexão apenas nas máquinas que não tem chip, que são as máquinas mais simples e baratas. Por exemplo, a Minizinha NFC ou a SumUp Top.
Essas máquinas sem chip não tem internet própria para conseguir fazer a venda. É necessário entender que para uma venda acontecer os dados da venda e do cliente, como valor da venda, dados do cartão, e até a senha são checados pela internet pela empresa da maquininha e pela empresa do cartão de crédito. Além disso, no momento da venda são executados dezenas de testes antifraude para garantir que a venda é segura. Tudo isso é feito pela internet!
Como a máquina sem chip não tem internet ela pega do celular! Por isso é necessário fazer a conexão Bluetooth, para a maquininha conseguir se conectar ao celular para pegar a internet “emprestado”! O celular pode estar com sinal da operadora ou conectado ao wi-fi, ambas as opções funcionam.
E na máquina que tem chip, não precisa de Bluetooth?
Felizmente a maioria das máquinas do mercado já vem com chip! Isso é ótimo, pois muita gente não gosta de ficar conectando a máquina ao celular para conseguir vender.
O PagSeguro já tem uma máquina baratíssima e com chip grátis, a Minizinha Chip 2; e a SumUp tem a máquina SumUp On.
As máquinas com chip têm dentro um chip de operadora, igual esses chips de celular. Graças a isso a máquina consegue conectar a internet e concretizar a venda sozinha. E tudo é feito gratuitamente, você não precisa pagar nada pela conexão. Portanto, como a máquina com chip não precisa da ajuda do celular, por consequência também não precisa de Bluetooth!
Porém, existe um recurso opcional que usa o Bluetooth. Algumas empresas fornecem aplicativos para ajudar no controle de vendas, por exemplo, o PagVendas do PagSeguro ou a frente de caixa da maquininha Zettle. Para usá-lo junto com a maquininha é necessário conectar o smartphone a maquininha via Bluetooth. Inclusive esses aplicativos também podem ser usados nas máquinas sem chip.
Como usar melhor a conexão Bluetooth
Se encontrar algum problema no momento de conectar seu smartphone a maquininha siga essas dicas:
- Verifique se os aparelhos estão com o Bluetooth ligado;
- Afaste seu smartphone e a maquininha de possíveis interferências, como telefone sem fio, computadores ou micro-ondas;
- Mantenha os dispositivos bem próximos um do outro;
- Desligue os aparelhos e ligue-os novamente;
- Se nada der certo, teste conectar a maquininha em outro celular;
Conclusão
- Máquina de cartão SEM chip: usa o Bluetooth para se conectar ao celular e “pegar emprestado” o pacote de dados ou internet. Opcional: Caso deseje utilizar um aplicativo de controle de vendas, será necessário usar o Bluetooth para conectar a maquininha ao smartphone.
- Máquina de cartão COM chip grátis: não precisa se conectar a nenhum celular, pois já tem um chip com internet grátis dentro dela. Opcional: Caso deseje utilizar um aplicativo de controle de vendas, será necessário usar o Bluetooth para conectar a maquininha ao smartphone.
Não se preocupe se ao ler termos técnicos sobre o bluetooth verificar que a versão do seu celular é diferente da versão da maquininha, pois as versões novas sempre suportam as versões antigas.
Boas vendas!