Cielo Zip: É uma boa máquina de cartão?
- Pontos positivos: chip grátis; aceita NFC; gera QR Code; aceita crediário; aceita 80 bandeiras.
- Pontos negativos: valor não revelado publicamente; taxas altas.
A Cielo Zip é uma maquininha de cartão móvel pequena e leve, fácil de levar para qualquer lugar.
Não precisa de celular para funcionar, pois vem de fábrica com chip grátis e pode ser conectada a rede Wi-fi.
A máquina pode ser adquira por pessoa física ou jurídica.
Para recebimento das vendas é possível cadastrar uma conta corrente ou poupança, ou optar pela conta digital grátis da Cielo.
Aceita vendas por cartão de chip, tarja magnética e pagamentos por aproximação (NFC).
Além disso, é possível receber via QR Code (que é gerado na própria tela da maquininha) e pagamento por crediário (diferencial da Cielo).
Graças à parceira da Cielo com diversas fintechs, é possível aceitar pagamentos via QR Code de usuários das seguintes carteiras e contas digitais:
- Cielo Pay, Banco do Brasil, Bradesco, PicPay, Mercado Pago, AME Digital, Banco Original, Next, AgiBank, Payly, Bitfy, banQI, Banestes, Uzzo, Alyment, e Moeda.
Características técnicas
- Chip 3G com plano de dados grátis
- Aceita cartão de chip, tarja e pagamento por aproximação (NFC)
- Aceita crediário (diferencial da Cielo)
- Tela colorida e teclado físico
- Comprovante por SMS
- Bateria de longa duração (não especificado exatamente pela Cielo)
- Modelo D195 da PAX
Bandeiras aceitas
Um das grandes vantagens das máquinas Cielo é o grande número de bandeiras aceitas, que são mais de 80.
Entre as mais populares aceitas estão: Visa, Mastercard, Alelo, American Express, Dinners Club, Elo, Hipercard, Sodexo, Ticket, Vale Card e VR.
Taxas
Segundo tabela publicada no website oficial da Cielo, são disponibilizados taxas de acordo com três planos: maquininha comprada, Plano Cielo Livre, e Plano Cielo do Seu Jeito.
Entretanto, verificamos na página de atendimento da Cielo a informação de que as taxas descontadas nas vendas são de acordo com o ramo de atividade e que durante o processo de credenciamento serão apresentadas todas as taxas.
Infelizmente essa falta de abertura na descrição das taxas torna difícil uma avaliação completa.
O que podemos avaliar é que as taxas divulgadas são altas comparadas aos concorrentes, sendo possível obter tarifas melhores no Plano Econômico da SumUp (para quem pode receber mês a mês) e no Plano Padrão da InfinitePay (para quem deseja receber de forma antecipada).
Taxas Cielo |
Maquininha Comprada Débito: 2,39% Crédito à vista: 4,99% Crédito Parcelado: 5,59% + 2,99% por parcela |
Plano Cielo Livre Débito: 1,99% Crédito à vista: 4,49% Crédito Parcelado: 4,49% + 2,99% por parcela |
Plano Cielo do Seu Jeito Débito: 1,99%(Após 1 ano 2,39% ) Crédito à vista: 4,99% Crédito Parcelado: 5,59% + 2,99% por parcela |
Conclusão: vale a pena comprar a Cielo Zip?
Em termos técnicos e considerando apenas as máquinas de tamanho compacto a Cielo Zip está entre as melhores, pois além dos recursos básicos (chip 3G grátis; tecnologia NFC, suporte Wi-fi) ela oferece pagamentos por QR Code (em parceira com diversas carteiras digitais) e pagamento via crediário (entenda como funciona).
As mais de 80 bandeiras aceitas é outro grande ponto positivo.
Com a Cielo Zip é possível aceitar desde as bandeiras mais populares até as regionais, incluindo diversas opções de voucher alimentação e refeição.
Vale mencionar que nem todas as bandeiras vêm habilitadas automaticamente, e algumas não podem ser habilitadas por cadastros do tipo CPF.
Em contrapartida, a Cielo não deixa aberto em seu website os custos de aquisição ou aluguel do equipamento, sendo necessário entrar em contato com o setor de vendas para obter mais informações.
Outro ponto negativo são as taxas cobradas por vendas exibidas no website da Cielo, pois existem muitos concorrentes com taxas melhores, tanto em planos de recebimento econômicos (mês a mês) quanto de recebimento antecipado.
Você pode conferir mais detalhes em nosso artigo sobre máquina de cartão com menor taxa de 2021.