As bandeiras de cartão que você precisa aceitar e dicas de maquininha!
Ao pesquisar opções de maquininhas de cartão para comprar a primeira dúvida é em relação às bandeiras aceitas, pois no Brasil existem diversas opções disponíveis.
O empresário fica com uma grande questão na cabeça: será que vou perder vendas por não aceitar todas as bandeiras?
O primeiro ponto é que você não deve se preocupar em aceitar todas as bandeiras, pois isso é muito difícil. Você deve focar em aceitar as bandeiras que seu público-alvo utiliza!
Por exemplo, você deve fazer uma pesquisa para saber se as pessoas que vão comprar seus produtos ou serviços são do público-alvo de classe de média renda, classe de baixa renda, classe de alto poder aquisitivo, ou se é de usuários de vale-alimentação e vale-refeição.
As mais requisitadas: Visa e Mastercard
As bandeiras Visa e Mastercard são as mais conhecidas do Brasil. Já parou para pensar quantos comerciais de televisão dessas marcas você já assistiu? Pois é, muitos consumidores usam essas bandeiras, portanto é imprescindível aceita-las em seu negócio.
A empresa Visa utiliza a marca “Visa” para identificar seus cartões de crédito, e a marca “Visa Electron” para identificar seus cartões de débito. Se tiver as duas marcas no cartão, significa que ele é de débito e crédito.
A empresa Mastercard utiliza a marca “Mastercard” para identificar seus cartões de crédito, e a marca “Maestro” para identificar seus cartões de débito. Se tiver as duas marcas no cartão, significa que ele é de débito e crédito.
Muitos bancos fornecem cartões de débito Mastercard/Maestro ou Visa/Visa Electron como parte da conta bancária, portanto eles são muito populares.
A parte boa é que praticamente todas as maquininhas de cartões disponíveis no mercado aceitam Visa e Mastercard, você não terá dificuldade nenhuma em comprar uma maquininha com essas bandeiras.
Bandeiras usadas por classe de média e baixa renda – Elo, Hiper e HiperCard
As bandeiras Elo (Crédito e débito), Hiper e HiperCard também são extremamente populares no Brasil. Essas bandeiras são muito utilizadas por pessoas de renda média e de renda baixa.
A bandeira Elo se popularizou muito nos últimos anos, pois a empresa fez uma parceria com os bancos Bradesco, Caixa e Banco do Brasil. Depois da parceria os bancos começaram a trocar a bandeira do cartão de milhares de clientes de Visa/Mastercard para Elo, essa atitude gerou milhares de reclamações na época.
O cliente do banco tem liberdade para escolher a bandeira que quiser, mas muitas agências fazem vista grossa e acabam empurrando a bandeira Elo sem explicar.
A conclusão é que se seu negócio tem muitos clientes de renda média e baixa é aconselhável aceitar as bandeiras Elo, Hiper e HiperCard.
Nossa recomendação de maquininhas que aceitem essas bandeiras é: Cielo, PagSeguro, iZettle, e SumUp. Já as máquinas do Point do Mercado Pago aceitam Elo e HiperCard, mas a Hiper fica de fora.
Bandeiras usadas por classe de alto poder aquisitivo – American Express e Diners Club
Se a clientela de sua empresa tem maior poder de compra, ou seja, classe média alta e classe alta, é aconselhável aceitar as bandeiras American Express e Diners Club.
É quase certo que esse público-alvo também tem um cartão secundário com outra bandeira mais popular, mas normalmente eles preferem usar American Express e Diners Club para acumular pontos no programa de fidelidade presente nesses cartões. Por esse motivo é bom aceitar essas bandeiras para satisfazer essa necessidade do cliente.
Uma boa máquina para aceitar as duas bandeiras é a Mercado Pago Point.
As máquinas da SumUp e iZettle aceitam apenas American Express, mas já é uma boa opção.
As máquinas da PagSeguro também aceitam as duas bandeiras, mas é necessário fazer a venda com auxílio do aplicativo da PagSeguro, o que pode não ser muito prático.
Bandeiras usadas por usuários de vale-alimentação e vale-refeição
Caso seu negócio seja da área de alimentação, é de enorme importância considerar adquirir uma maquininha que aceite vale-alimentação e vale-refeição. Se seu estabelecimento é um restaurante ou lanchonete perto de um centro comercial ou de grandes empresas não aceitar vale-refeição pode fazer você perder boa parte da clientela.
Porém se seu estabelecimento é longe de centros comerciais e os clientes nunca pedem para pagar com vale, pode não ser tão importante aceitar essas bandeiras.
É necessário considerar que o número de máquinas de cartão que aceitam vales é limitado e podem cobrar taxas mais altas, além disso, é obrigatório ser pessoa jurídica e ter a empresa registrada com CNAE da área de alimentação.
Caso sua empresa preencha esses pré-requisitos é preciso contatar as empresas fornecedores dos vales para pedir a liberação do uso em sua maquininha mediante pagando de taxa de anuidade (parecido com a anuidade de um cartão de crédito).
++ Leia o artigo sobre como aceitar vale-refeição e alimentação
Os vales mais utilizados no Brasil são: Alelo, Ticket, VR Benefícios e Sodexo.
Precisa aceitar vale? Nossa recomendação é contratar as maquinas do PagSeguro! Se você deseja um máquina compacta conheça a Moderninha Plus, e se precisa de uma máquina que imprime recibo conheça a Moderninha PRO.
Qual maquininha escolher?
Todos os leitores de cartão do mercado oferecem ótimo leque de bandeiras em seu catalogo.
Se você é exigente e deseja o máximo de bandeiras possível a dica é escolher a máquinas “Cielo Mobile” ou “Mobile Rede Itáu”. As empresas Cielo e Rede são as maiores do mercado e construíram um grande portfólio de bandeiras ao longo dos anos.
Se você quer um número suficiente de bandeiras, não precisa vender para vale-refeição e vale-alimentação, e quer economizar com aluguel e taxas, a dica é escolher uma máquina da SumUp.
Se você quer um número suficiente de bandeiras, aceita pagar taxas de parcelamento um pouquinho mais altas, e quer ter a opção de negociar vale-refeição e vale-alimentação, a dica é escolher as máquina da PagSeguro ou Mercado Pago.
Recapitulando:
- As mais requisitadas: Visa e Mastercard
- De cliente com maior poder aquisitivo: American Express e Diners Club
- De clientes de menor poder aquisitivo: Elo, Hiper e HiperCard
- Vale-alimentação para restaurantes, bares e mercados: Alelo, Ticket, VR Benefícios e Sodexo.